Volkswagen quer ser vice-líder no Brasil já em 2018, diz presidente.

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Volkswagen quer ser vice-líder no Brasil já em 2018, diz presidente.

Posto é ocupado atualmente pela Fiat. Marca alemã promete 20 novidades até 2020.


Por André Paixão, G1, São Paulo|

29/01/2018 15h07 Atualizado 29/01/2018 17h14

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Fábrica em São Bernardo do Campo (SP) é a 1ª da Volkswagen fora da Alemanha (Foto: Divulgação)

A Volkswagen reafirmou na última segunda-feira (22) que terá 20 novos produtos no Brasil até 2020. Até aí, sem novidades. Os bons resultados do Polo, que aparece em quarto lugar na parcial de vendas de janeiro, no entanto, parecem ter animado a diretoria da empresa.

"Gostaria de chegar a liderança [em 2018]. Mas a vice-liderança eu acho que podemos chegar este ano”, afirmou o presidente da Volkswagen da América do Sul e Brasil, o argentino Pablo Di Si.

O objetivo principal é, até 2020, recuperar a liderança do mercado brasileiro, perdida há mais de uma década para a Fiat, que foi superada pela Chevrolet em 2016.

Em 2017, a Volkswagen foi a terceira fabricante que mais emplacou automóveis e comerciais leves no país, atrás da Chevrolet e da Fiat. Com 272.079 unidades vendidas, ela teve 12,53% de participação do mercado. A diferença para a Fiat foi de apenas 0,88 ponto percentual e menos de 20 mil veículos.

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Virtus é bem maior do que o ‘irmão’ Polo (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Mais do que isso, ele deverá roubas vendas do Chevrolet Prisma, e não perder terreno para o Fiat Cronos, que chega no início de fevereiro.

Aumentando a presença

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Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, no PR (Foto: Divulgação)

Ainda que não consiga ser vice-líder em 2018, a Volkswagen tem um cronograma bem definido de lançamentos, que devem aumentar a participação da marca dos atuais 70% de cobertura do mercado para 92% em 2020.

"Ficaremos de fora apenas do segmento de luxo, dos carros de entrada e também de alguns subsegmentos específicos”, disse Di Si.

No entanto, a inclusão de novos produtos não irá representar a contratação de novos funcionários. A empresa tem atualmente 600 colaboradores em layoff – a maior parte deles na unidade de São José dos Pinhais (PR). “Provavelmente, só voltaremos a ter necessidade de contratar em 2020”, afirmou o presidente da marca.

Novidade nas fábricas

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Volkswagen em Taubaté (Foto: Simone Gonçalves/G1)

Hoje, a única fábrica da marca que trabalha em 3 turno é a de São Bernardo do Campo. Em Taubaté (SP) são 2 turnos, e em São José dos Pinhais, apenas 1.

A Volks espera mudar este quadro com novos produtos. Ainda este ano começa a ser produzido no Paraná o T-Cross, o SUV compacto que utiliza a mesma plataforma do Polo. Se ele fizer o sucesso esperado pela fabricante, o segundo turno pode ser ativado meses depois do início das vendas.

O presidente da Volkswagen também confirmou que a unidade de Taubaté receberá novas plataformas de veículos. “Se será a MQB, ainda não sabemos”. Atualmente, a fábrica é responsável por produzir Gol, Voyage e Up.

Certo é que a família de hatches compactos terá mudanças em 2019. Espera-se uma atualização visual para o Gol e seus derivados, Voyage e Saveiro.

 



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